METRIX

METRIX: Uma nova solução para sua empresa

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, onde a “destruição criativa” de Schumpeter se faz presente em uma velocidade cada vez maior, destruindo negócios ineficientes e fazendo florescer novas tecnologias e formatos empresariais. Por isso, é essencial que as empresas busquem constantemente formas de se reinventarem, saindo na frente de seus concorrentes e garantindo a perenidade de seus negócios.

Para que as empresas sobrevivam ao século XXI é necessário que invistam cada vez mais nos setores de P & D e inovação. E é aí que entram os algoritmos e a ciência de dados! Hoje, é possível analisar dados de produção científica empresarial e acadêmica e utilizar esses dados a seu favor para não ficar para trás de seus concorrentes. Para auxiliá-lo nesses desafios é que criamos o Metrix.

O METRIX

O Metrix é a nossa solução para a área de Inovação Tecnológica. Sua concepção surge da demanda crescente de ferramentas de prospecção de tendências tecnológicas e mapeamento de métricas de produção intelectual.

O software foi desenvolvido a partir de extensas bases de dados e faz uso de algoritmos avançados de análise estatística e aprendizagem de máquina. Sua primeira versão foi lançada em 2019 e está em constante evolução para acompanhar as necessidades do mercado.

Sua base de dados conta com cerca de 90 milhões de patentes dos principais escritórios de patentes mundiais. Além disso, conta com uma base de 2 milhões de artigos publicados nas mais relevantes revistas científicas do mundo.

Com o Metrix, o usuário é capaz de produzir análises que o auxiliarão na importante tarefa de mapear quais tecnologias e tendências são relevantes para seu negócio. O aplicativo permite, dentre outras coisas, a:

  • Otimização dos recursos de P & D;
  • Visualização da concorrência;
  • Aferição da maturidade tecnológica de tópicos;
  • Quantificação da produção cientifica .

Tudo isso é possível com poucos cliques através de uma interface web extremamente intuitiva, tornando possível cumprir nossa proposta de ajudar empresas a tomarem seu lugar na vanguarda tecnológica de seus setores de atuação de forma prática e robusta.

Exemplo de uso

No app, temos como fazer buscas de termos das mais diversas formas. É possível fazê-lo com correspondência exata, buscas através do resumo, das palavra-chave, dos autores/cessionários, por número de publicação, dentre outras maneiras. Para ilustrar o desempenho do Metrix, a seguir você verá algumas imagens das funcionalidades.

Como você pode ver abaixo, a página inicial apresenta informações objetivas sobre a versão e suas melhorias, dados do aplicativo e links de acesso às informações detalhadas do aplicativo bem como diretamente às funcionalidades desejadas.

Nosso exemplo utilizará como base a busca por patentes. Utilizaremos para isso o termo “geochemical”, que será buscado via resumo (abstract).

Ao clicar na lupa a pesquisa será efetuada previamente, para que o usuário veja a relevância do termo pesquisado no último ano. Serão então apresentados gráficos, tabelas e um resumo dinâmico dos dados prévios encontrados, como pode ser visto no Gif abaixo:

Se a busca prévia mostrar os resultados desejados, o usuário pode definir os parâmetros de seu interesse, tais como, o período de buscas e o número máximo de resultados, para, então, efetuar a análise. Clicando no botão ‘Análise’, serão exibidos gráficos e tabelas interativos organizados nas seguintes grandes áreas:

  • Geral (análises genéricas sobre o conjunto de dados encontrados);
  • Localização (análises regionalizadas dos dados encontrados, como, por exemplo, o número de patentes por país);
  • Cessionários (análises específicas em relação às patentes de cada cessionário encontrado, como o número de citações por cessionários, por exemplo);
  • Inventores (análises específicas em relação aos inventores das patentes encontradas).

As análises vão demonstrar a relevância ou não do termo pesquisado para o case da sua empresa. Como é possível observar no Gif a seguir:

Se o usuário desejar uma análise mais robusta dos resultados, pode solicitar um relatório clicando no botão ‘Gerar Relatório’ na aba ‘Avançado’. Após algum tempo,o relatório estará disponível para download. Nele encontram-se as análises anteriores e também resultados mais elaborados valendo-se de técnicas de machine learning,  curvas de maturidade da tecnologia.

A página acima é a primeira página a ser exibida pelo relatório, ela contém algumas informações genéricas sobre nossas bases de dados. Também é nela que se encontram de forma resumida as informações sobre o relatório, tais como:

  • Data;
  • Busca por;
  • Instituição;
  • Palavras-chave, entre outras.

Na aba Geral, são feitas algumas análises relacionadas ao número de patentes encontrado, como:

  • a quantidade anual de patentes por localidade,
  • principais classe por escritório;
  • número de patentes por cessionário, por exemplo.

 É possível observar nas imagens abaixo alguns desses gráficos:

Na aba Tópicos, é ilustrada a análise por tópicos, como você pode ver nas imagens a seguir:

Esta análise é desenvolvida através de técnicas de mineração  de texto aliadas a modelos estatísticos modernos, afim de aplicar a metodologia conhecida como Topic Modeling. Esta metodologia faz com que o texto passe por um processo de clusterização por tópicos, permitindo que sejam feitas muitas das análises desse relatório.

Por fim, na aba Análises e Tabelas, como se pode intuir, são mostrados algumas análises e tabelas adicionais, que aprofundam a análise proposta, tais como:

  • Curva-S;
  • Rede de citações;
  • Clusters de tecnologias.

Alguns desses gráficos podem ser vistos nas imagens a seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Releated

Copy link
Powered by Social Snap